domingo, 27 de junho de 2010

Analisando aulas

O tema abordado nessa aula foi “Debate e opinião: o internetês e a escrita formal nos e-mails”. Acredito que a professora foi muito feliz na escolha do tema e nas estratégias aplicadas em cada etapa da referida aula. Cada objetivo traçado foi bem articulado nos passos descritos. Por se tratar de um assunto um tanto polêmico a professora Daniela instigou a participação dos alunos possibilitando aos mesmos o uso de várias ferramentas tecnológicas. Ela utilizou aulas do Telecurso, charge da turma da Mônica, vídeos do Youtube, para dar subsídio aos alunos. Pena que um dos textos sugeridos na aula 2: Texto 1: retirado da revista Língua Portuguesa - "O internetês na escola", não foi visualizado, o link fornecido ou talvez um por outro problema de postagem, a visualização desse item textual tenha sido prejudicada.
A aula foi bem planejada, se lida com atenção é passível de ser executada. A professora abordou a avaliação de maneira coerente, pois o conceito de Internetês o uso ou não uso dependerá das questões referentes ao grau de formalidade de um texto. O assunto leva a outras discussões acerca do dinamismo da língua e sua relação com a gramática normativa.
O internetês é uma linguagem surgida no ambiente da Internet, baseada na simplificação informal da escrita e tem como objetivo tornar mais rápida a comunicação. Ela faz uso de abreviações, símbolos gráficos e simplificações. Já faz parte do contexto dos nossos alunos, é papel da escola conhecê-lo como uma variedade linguística, seu uso vai depender do grau de formalidade do propósito textual.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20066

Nenhum comentário:

Postar um comentário